SENTENÇA GARANTE A SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL A DEVOLUÇÃO DA RETENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SOBRE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO-TRANSPORTE PELOS ÚLTIMOS CINCO ANOS

Decisão da Justiça estadual paulista determinou que o estado de São Paulo se abstenha de reter imposto de renda e devolva o que foi descontado indevidamente nos últimos cinco anos sobre verbas recebidas a título de auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

A decisão é oriunda da Vara do Juizado Especial Cível de Bebedouro no processo nª 1004126-98.2016.8.26.0072 e representa entendimento consolidado da justiça brasileira, conforme julgamento do STJ que colacionamos a seguir:

“TRIBUTÁRIO – PROCESSUAL CIVIL – INEXISTÊNCIA DEVIOLAÇÃO DO ART. 557 DO CPC – IMPOSTO DE RENDA – NÃO INCIDÊNCIA SOBRE VERBAS INDENIZATÓRIAS – AUXÍLIO-
ALIMENTAÇÃO – AUXÍLIO-TRANSPORTE.

1. A eventual nulidade da decisão monocrática calcada no art. 557 do CPC fica superada com a reapreciação do recurso pelo órgão colegiado, na via de agravo regimental.

2. O fato gerador do imposto de renda é a aquisição de disponibilidade econômica ou jurídica decorrente de acréscimo patrimonial (art. 43 do CTN).

3. Não incide imposto de renda sobre as verbas recebidas a título de indenização. Precedentes.

4. O pagamento de verbas a título de auxílio-alimentação e auxílio-transporte correspondem ao pagamento de verbas indenizatórias, portanto, não incide na espécie imposto de renda. Agravo regimental improvido” (AgRg no REsp no 1.177.624/RJ, Rel. Min. HUMBERTO MARTINS, 2a T., DJe de 23/4/2010).

Este entendimento é muito correto, vez que as verbas em questão não acrescem o patrimônio do servidor. O auxílio- alimentação e o auxílio- transporte não constituem a base da cálculo para o IR e os descontos sempre foram indevidos, segundo o nosso entendimento.

Caso queiram mais informações sobre o assunto, nosso canal de atendimento segue à disposição de todos no link abaixo.

https://advocaciadireitopublico.com.br/contato/

×

Olá!

Clique no botão abaixo para falar conosco.

×