Entenda como é realizado o cálculo do BPC

O BPC é um benefício assistencial gerido pelo INSS que garante proteção social aos idosos a partir de 65 anos e às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social? Esse benefício assegura ao titular o valor de um salário mínimo por mês, mas não é uma aposentadoria.

🔴Como funciona o cálculo: 

A renda familiar é calculada somando os rendimentos mensais de todos os integrantes do núcleo familiar e dividindo pelo número de pessoas da família. Se o valor final for igual ou menor que ¼ do salário mínimo, ou seja, R$353 você poderá receber o BPC, desde que cumpra todos os demais requisitos. 

Não entram no cálculo da renda a remuneração da pessoa com deficiência na condição de aprendiz ou estagiário, os recursos de programas de transferências de renda como o Bolsa Família, benefícios e auxílios assistenciais temporários, e o BPC ou benefício previdenciário de até um salário mínimo se for para pessoa com deficiência ou idoso acima de 65 anos. 

Consideram-se como renda os salários, proventos, pensões (inclusive alimentícias), benefícios de previdência pública ou privada, seguro-desemprego, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, e rendimentos de patrimônio.

Para solicitar o BPC, além dos requisitos de idade ou condição de deficiência, é necessário comprovar vulnerabilidade social. Isso significa que a renda familiar por pessoa deve ser de até ¼ do salário mínimo que em 2024 é de R$1.412,00. Também é obrigatório estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), assim como todos os membros do núcleo familiar.

Ainda ficou com dúvida sobre o BPC? Orientamos que procure um advogado de sua confiança ou se preferir, pode conversar com um de nossos especialistas de maneira presencial ou on-line. 

👉🏻 Rua: Oscar Rodrigues Alves, nº55, 12º andar, Salas 12.1, 12.2 e 12.3. Edifício Siran.

Araçatuba/ SP

Tel. (18) 99102-4123 (18) 3117-6612

👉🏻 São José do Rio Preto/ SP

Tel. (17) 99163-4986

×

Olá!

Clique no botão abaixo para falar conosco.

×