Reclamação trabalhista é uma ação judicial movida tanto por empregados ou empregadores que visa resgatar direitos decorrentes desta relação de trabalho. Possuímos uma equipe de advogados pronta para orientar quais procedimentos devem ser adotados em caso de uma ação trabalhista.
Para dar entrada com uma ação judicial na Justiça do Trabalho, é necessário a presença de todos os documentos solicitados para compor o seu pedido.
- São eles:
Registro do empregado;
Holerites ou contracheques;
Atestado ou exame admissional;
Atestado exame demissional;
Cópia da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
Guia TRCT — Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho;
Registro de ponto.
- São inúmeras as causas trabalhistas motivos de ações judiciais, dentre elas:
Assédio moral;
Insalubridade / Periculosidade;
Justa causa;
Acidente de trabalho;
Danos morais;
Horas extras;
Recolhimento de FGTS
O trabalhador tem o prazo de até 2 anos após a sua demissão para entrar com uma ação / reclamação trabalhista, podendo ela prescrever (perder sua validade) após este período.